FAQ

section-e8c4366

Sobre a Purificadora

A Purificadora tem uma equipa formada e competente com mais de 30 anos de experiência.

Foi a primeira empresa em Portugal a recuperar óleos industriais.

A Purificadora trabalha para empresas públicas ou privadas, desde micro-empresas a grandes grupos económicos, sejam eles nacionais ou multinacionais:

- Rolls Royce;
- Grupo Amorim;
- Grupo Mello;
- Grupo Portucel Soporcel;
- Grupo Sonae;
- Outros.

A Purificadora é certificada pelas normas NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001.

Todas as restantes autorizações e licenças encontram-se disponíveis para consulta ou descarga na nossa secção de downloads

Recuperamos (ou consoante o vocabulário adoptado: purifica, recicla, trata, etc) óleos industriais novos e usados para reutilização no mesmo processo ou aplicação original.

Efectuamos análises e ensaios a óleos no seu laboratório interno, ou quando necessário, em laboratórios externos.

Comercializamos os únicos filtros de sílica gel estanques autorizados pela CE.

A Purificadora possui uma vasta experiência em transformadores. Recuperámos o óleo dos maiores transformadores de Portugal, cada um com 96.000 kg. Destacamos algumas das marcas que fazem parte do nosso portfolio:

- ABB Asea Brown Boveri;
- AEG;
- Alkargo;
- Efa;
- Efacec;
- Enae;
- France Transfo;
- GE General Electric;
- Motra;
- Pauwels;
- Schneider Electric;
- Siemens;
- Outras.

A Purificadora possui uma vasta experiência em turbinas. Destacamos algumas das marcas que fazem parte do nosso portfolio:

- ABB Asea Brown Boveri;
- Ansaldo;
- Alstom
- GE General Electric;
- Rolls Royce;
- Siemens;
- Outras.

section-be1a1e5

Sobre as máquinas de recuperação

A Purificadora tem máquinas para recuperar óleos isolantes/dieléctricos e máquinas para recuperar os restantes óleos. Asseguramos assim que não ocorrem misturas nem contaminações entre óleos e entre máquinas.

Dentro de cada tipo de máquina possuímos máquinas com vários caudais de recuperação, permitindo-nos actuar desde os equipamentos mais pequenos aos maiores (como é o caso de transformadores com 96.000 kg de óleo).

Todas as máquinas de recuperação são desenvolvidas e construidas pela Purificadora, que utiliza tecnologias state-of-the-art, algumas únicas a nível mundial.

Todas as máquinas foram e são desenvolvidas consoante o tipo de óleos e o tipo de equipamentos, permitindo assim que consigamos atingir níveis de performance sem rival. Continuamente os algoritmos e os metodos utilizados são aperfeiçoados de modo a reflectir os últimos avanços tecnológicos e a experiência acumulada.

section-ce060e5

Sobre o processo

A recuperação pode ser feita com os equipamentos em funcionamento, sendo esta aliás esto o metódo de trabalho preferido pela Purificadora.

Estamos disponíveis 24 horas por dia 7 dias por semana, respondendo prontamente em situações de emergência ou paragem forçada.

As propriedades físicio-químicas são mantidas e melhoradas, por isso somos recomendados por petrolíferas e fabricantes de equipamentos.

Existem equipamentos para os quais os fabricantes obrigam que o óleo novo seja purificado pela Purificadora antes da sua utilização nos equipamentos. Isto porque os níveis de humidades e partículas em óleos novos não são assegurados, podendo causar avarias ou o mau funcionamento dos equipamentos.


01. Preencha a etiqueta autocolante e a requisição;
02. Cole a etiqueta no frasco antes de efectuar a recolha de óleo;
03. Limpe o ponto de recolha de óleo;
04. Encha o frasco deixando a zona superior da tampa livre;
05. Coloque a tampa e rode até esta estar bem selada e assegurando que não derrama óleo;
06. Volte a colocar o frasco dentro do saco plástico e feche-o devidamente;
07. Coloque o par de luvas usadas na caixa;
08. Feche a caixa e cole as respectivas etiquetas de envio.

Os óleos devem ser recuperados porque:

- O custo de recuperação de óleos é mais económico 350% ou mais em relação ao custo de óleo novo;

- O óleo pode ser recuperado várias vezes sem perder as propriedades físico-quí­micas;

- A sua recuperação reduz os custos de manutenção e os consumos nacionais de crude;

- São reduzidos os resíduos gerados anualmente com todos os custos associados.

Para os transformadores eléctricos qualquer quantidade pode ser recuperada.

Para todos os outros tipos de óleo geralmente recomendamos um mí­nimo de 1.000 L, abaixo desta quantidade o custo de deslocação poderá ser superior ao do tratamento. Podemos contudo, caso haja essa possibilidade, agregar trabalhos numa mesma zona geográfica para colmatar esta questão.

A actividade de Purificadora é certificada de acordo com as normas NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001.

O óleo é submetido a análises e ensaios (seja no nosso laboratório ou em laboratórios externos) de modo a comprovar a qualidade do serviço prestado.

Garantimos que o nosso processo de recuperação (que é fisíco e não químico) não degrada nem altera negativamente as propriedades físico-químicas dos óleos. Qualquer afirmação contrária é falsa e deve-se a interesses comerciais instalados. Aliás, existem estudos efectuados por universidades internacionais e outras instituições de renome que comprovam e recomendam este tipo de recuperação de óleos.

Apoio técnico de uma equipa formada e competente com mais de 30 anos de experiência.

section-880d138

Sobre os filtros de sílica gel

Compare o custo modesto de um filtro Des-Case com os custos de reparação dum equipamento, o tempo que o mesmo está parado, a substituição do óleo, produtos contaminados ou estragados, etc.

Alguns exemplos são:

1. A reparação de uma caixa de engrenagens pode custar centenas e até milhares de euros em peças e mão-de-obra, fora o tempo perdido;
2. A falha de um equipamento pode parar toda uma linha de produção;
3. Óleos para uso na industrial alimentar, que tenham sido contaminados tem que ser eliminados;
4. Humidade em armários eléctricos de controlo e em transformadores, pode originar explosões.

Os filtros Des-Case são fáceis de instalar, e a sua monitorização periódica não requer experiência técnica.

Os filtros Des-Case utilizam sílica gel azul. A sílica gel azul não está proibida como foi transmitido ao mercado em geral, foi isso sim, reclassificada quanto ao seu grau de perigosidade.

Os outros tipos de sílica gel em comercialização no mercado estão proibidos e/ou são muito mais perigosos/carcinogénicos que a sílica gel azul.

Os filtros Des-Case cumprem a regulamentação REACH e todas as unidades vem identificadas como cumprindo a regulamentação REACH:

http://www.jcb-conseils.com/uploads/1204365124_no_curve_europe_disposable_label.pdf

Todos os tradicionais filtros de recarga estão sujeitos a registro na regulamentação REACH.

A importação, distribuição e uso de substâncias químicas que não estejam conforme a regulamentação REACH ou que não estejam pré-registadas pelas autoridades Competentes Europeias, até 1 de Dezembro de 2008, serão proibidas. Isto significa que após 1 de Dezembro de 2008, os utilizadores finais terão que ter uma prova oficial de que as substâncias que usam estão conformes a regulamentação REACH ou estão pré-registadas para o uso especial onde são utilizadas.

Sob a alçada da regulamentação REACH, as substâncias que são destinadas para ser libertadas como parte da função do produto (por exemplo: a tinta de um cartucho de impressão) têm de estar conformes a regulamentação REACH ou pré-registadas antes de 1 de Dezembro de 2008. Para filtros exsicantes que são projectados para serem enchidos novamente ou abertos, os utilizadores finais, se quiserem usar este tipo de filtros, depois de 1 de Dezembro de 2008, devem ter uma prova de que, todas as substâncias químicas presentes em tais filtros - inclusive os resíduos adicionais de óleo e os aditivos utilizados para a mudança de cor - são pré-registados para toda a espécie de aplicações individuais.

section-6904c42

Sobre os óleos

Todos os tipos de óleo podem ser recuperados. Os óleos que recuperamos são entre outros:

- Óleos de Transformador (Isolante/Dieléctrico);
- Óleos de Compressor;
- Óleos de Turbina;
- Óleos de Engrenagens;
- Óleos de ´Transferência de Calor (Térmico),
- Óleos Lubrificante;
- Óleos de Corte;
- Emulsões;
- Outros.